Ufam oferece mais de 1,9 mil vagas em cursos de graduação em Manaus e no interior

A Universidade Federal do Amazonas lançou o Edital do Processo Seletivo Extramacro (PSE 2025), com 1.905 vagas, sendo 1.143 para as Unidades Acadêmicas de Manaus e 762 para as Unidades Acadêmicas do Interior do Estado do Amazonas. Veja abaixo as vagas e como se inscrever.
De acordo com a Ufam, as vagas para o interior são para as unidades localizadas nos Municípios de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.
São ofertadas oportunidades para 69 cursos da capital e 34 para os campi no interior do Amazonas, entre eles Psicologia, Ciência da Computação, Agronomia, Enfermagem, Estatística, Administração e Relações Públicas.
As inscrições estarão abertas entre 13 de março a 4 de maio, na página da Comissão Permanente de Concursos (Compec).
Os candidatos podem participar do PSE 2025 nas modalidades:
- Portadores de diploma de Curso Superior (PD) – é a forma de admissão de alunos egressos de cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior, nacionais ou estrangeiros, para outro curso de graduação da Ufam na mesma área de conhecimento;
- Reopção de Curso (RC) – consiste na movimentação acadêmica, dentro da Ufam, do aluno regular de um curso de graduação para outro na mesma área de conhecimento;
- Transferência Facultativa Externa (TFE) – é a forma de admissão de alunos regularmente matriculados em outras Instituições de Ensino Superior, nacionais ou estrangeiras, para o mesmo curso na Ufam; e
- Transferência Facultativa Interna (TFI) – consiste na movimentação acadêmica do aluno regular de um curso de graduação da Ufam para o mesmo curso oferecido em outro campus da Ufam.
Para concorrer, é necessário conhecer as normativas da Instituição que tratam do PSE 2025: Resolução do CONSEPE/UFAM nº 047/2014, de 21/10/2014 e a Resolução do CONSUNI/UFAM nº 008/2015, de 15/05/2015, que disciplinam o processo.
Vagas
Serão oferecidas 1.905 vagas, sendo 1.143 para as Unidades Acadêmicas de Manaus e 762 para as Unidades Acadêmicas do Interior do Estado do Amazonas, localizadas nos Municípios de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins. As 1.905 vagas serão destinadas à ampla concorrência.