Ritual da Tucandeira

Ritual da Tucandeira

O ritual da Tucandeira, realizado pelo povo indígena Sateré – Mawé, é uma forma de iniciação masculina de passagem da infância para a vida adulta.O ritual começa no dia anterior, com acaptura das formigas vivas e com ferrão, com o uso de folhas do cajú-branco.

As formigas são depositadas em um liquido feito de folhas de cajú branco e ficam adormecidas por meia hora que é o tempo necessário para serem amarradas nas luvas de palha

O ritual para que o jovem se torne um guerreiro de respeito dentro da tribo deve ser feito por 20 vezes. A luva de palha conhecida pelo nome de saaripé é feita pelos padrinhos, que são os tios maternos do iniciante.

Enquanto as formigas dormem e são amarradas os jovens tem seus braços e rostos pintados com uma tintura preta feita de jenipapo , feita p0r suas mães.Em seguida, com um dente de paca começam a riscar a pele dos meninos até sangrar.Na hora que vai começar o ritual, as formigas são acordadas com uma baforada de tabaco e ficam agitadas prontas para atacar.

Uma prática repassada de geração em geração que, mesmo com apressão da sociedade moderna, se mantém viva. Considerado pelos indigenas como um ato de força, coragem e resistência à dor, o ritual consiste em vestir uma luva cheia de formigas tucandeiras e resistir por ao menos 15 minutos. O ritual além de provar a valentia do guerreiro, também serve de imunização do corpo contra todos os tipos de doenças atuando como se fosse uma vacina.

.Durante o ritual as mulheres solteiras cuidam dos jovens, fazendo massagens em sua mãos para que o venevo se espalhe e ajude a suportar a dor e também estão no ritual a procura de maridos fortes e corajosos.Durante o ritual toda comunidade indigéna canta e dança junto com os jovens que querem se tornar guerreiros

 

LuizArmando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *