Prêmio Esporte Ceará premiou amazonense Ary Lobo, como melhor Gestor de Jiu Jitsu na temporada de 2024

A 1ª edição do Prêmio Esporte Ceará reuniu e premiou atletas, técnicos, gestores e organizações esportivas nesta sexta-feira (21), o evento foi realizado no Teatro Rio Mar Fortaleza, com transmissão ao vivo pela TV Ceará (TVC), canal aberto 5.1.
O evento foi promovido pelo Programa de Desenvolvimento da Gestão do Esporte Cearense (Progesp-CE), numa realização em
parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte), Instituto Dragão do Mar (IDM), Centro de Formação Olímpica (CFO) e Conselho do Desporto do Estado do Ceará (CDEC).
Pela magnitude da premiação, que reconheceu o desempenho de talentos de dezenas de modalidades olímpicas e amadoras do Estado, o Prêmio Esporte Ceará pode ser considerado o “Oscar do Esporte Cearense”, inspirado em eventos como os prêmios Laureus e Brasil Olímpico. A premiação também homenageou ídolos e figuras públicas relevantes do esporte cearense com a entrega da Medalha do Mérito Desportivo do Ceará, maior honraria do esporte cearense, estabelecida pelo Decreto Nº
36.378/24. Entre os homenageados com a medalha está a ex-atleta e medalhista olímpica Shelda Bedê e o amazonense, faixa preta 6º de Jiu Jitsu, Ary Lobo ( Melhor Gestor de Jiu Jitsu do ano de 2024)
Categorias do Prêmio Esporte Ceará
O Prêmio Esporte Ceará foi realizado em três categorias: Prêmio Destaques Esportivos do Ano, Prêmio Desempenho Organizacional do Esporte e Medalha do Mérito Desportivo do Ceará. A premiação dos Destaques Esportivos do Ano reconheceu os principais atletas, paratletas, técnicos e gestores destaques do ano de 2024, de diferentes modalidades, indicados pelas 29 federações esportivas do Ceará filiadas ao Progesp.
Já o Prêmio Desempenho Organizacional do Esporte reconheceu as entidades esportivas com melhor desempenho de gestão e de governança do ano de 2024 no esporte cearense. Por fim, a Medalha do Mérito Desportivo do Ceará foi a premiação concedida pelo Governo do Estado por decisão do Conselho do Desporto do Estado do Ceará (CDEC) a cinco personalidades esportivas destaques da história do esporte cearense. Os agraciados deste ano foram a ex-atleta de vôlei de praia e medalhista
olímpica Shelda Bedê; o treinador de vôlei de praia Oliveira Neto, campeão olímpico em Paris-2024 com a dupla Duda e Ana Patrícia; Wilson Sabóia, técnico da seleção feminina de futsal e eleito o melhor do mundo em 2024; Rogério Pinheiro, secretário de esportes do Estado; e Francisco Jefferson de Lima, paratleta cearense medalhista nos Jogos Para-Panamericanos.
O titular da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), Rogério Pinheiro, destacou que o Prêmio Esporte Ceará é um evento importante para o esporte cearense, por se tratar de um reconhecimento, com o respaldo das principais entidades esportivas do Estado, a atletas, paratletas, técnicos e profissionais do esporte que se destacaram ao longo do ano. “O prêmio valoriza os profissionais e incentiva o desenvolvimento da modalidade no estado. É uma oportunidade para celebrar e valorizar o trabalho e a dedicação de cada um, que contribuem para o crescimento e o fortalecimento do esporte cearense”, pontuou o secretário.
O Prêmio Esporte Ceará foi uma ação financiada com recursos do IFCE, da Sesporte e da Companhia Energética do Ceará (Enel) por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ceará e contou com o apoio do Teatro Riomar de Fortaleza, do Grupo NetOnda e da TV Ceará (TVC).