Prefeitura realiza fiscalização sanitária com reforço de força-tarefa
Equipes da Visa Manaus participaram da força-tarefa criada pelos órgãos integrantes do Centro Integrado de Comando e Controle, CICC, para coibir o funcionamento irregular de estabelecimentos e serviços na capital durante a pandemia de Covid-19. As equipes realizaram uma fiscalização nesta sexta e sábado, em todas as zonas da cidade.
Durante as inspeções conjuntas, da Vigilância Sanitária Municipal e Polícia Militar, as equipes verificaram as condições sanitárias dos serviços considerados essenciais, como alimentação e medicamentos, além da interdição dos serviços não essenciais que estavam abertos, contrariando as restrições voltadas ao enfrentamento do novo coronavírus. De acordo com o fiscal da Visa Manaus, o trabalho vai ser realizado até que todos cumpram as recomendações.
O decreto n°4.806/2020, assinado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, que determina o uso obrigatório de máscaras por funcionários e clientes do comércio essencial e no transporte público e particular é, agora, uma exigência sanitária durante as inspeções. As fiscalizações contam com a presença das rotas de inspeção, elaboradas pelos seis Comandos de Policiamento de Área (CPAs) da Polícia Militar, na capital.
Além da Visa Manaus, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, Semsa, participam da operação as secretarias municipais de Finanças e Tecnologia da Informação, Semef, e a de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal, Semacc.