Prefeitura monta centro de isolamento para indígenas warao em parceria com Médicos Sem Fronteiras
A Prefeitura de Manaus em parceria com a organização Médicos Sem Fronteiras iniciou um trabalho de cuidado e isolamento para com os indígenas warao, que possuem sintomas leves da Covid-19.
Como forma de combate a pandemia do novo coronavirus, um centro de isolamento e observação para infectados com sintomas leves da Covid-19 foi montado do bairro São Geraldo, zona Centro-Sul. Exclusivo para indígenas da etnia warao, que vivem em Manaus, a estrutura foi idealizada pela organização humanitária Médicos Sem Fronteiras.
A estrutura tem capacidade para atender até noventa pessoas, em nove tendas, sendo dez em cada uma delas. As tendas mantém membros de um mesmo núcleo familiar isolados com equipamentos necessários para higienização. A equipe da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania auxilia na triagem das famílias e em todo o processo burocrático para assistência deles.
O atendimento de saúde conta ainda com equipe de médico, enfermeiras e técnicos de enfermagens da Secretaria Municipal de Saúde, disponíveis 24 horas. A ação faz parte do projeto de enfrentamento da pandemia e do cuidado dos indígenas a partir do perfil epidemiológico que a secretaria elaborou para os migrantes e refugiados.