No Brasil, Angelina Jolie é presenteada com peça produzida por indígenas do Amazonas

Em passagem pelo Brasil, a atriz Angelina Jolie foi presenteada com uma peça de roupa confeccionada pelo estilista amazonense Maurício Duarte, em parceria com outros indígenas do Amazonas. O encontro aconteceu na sexta-feira (4), em São Paulo, e foi celebrado pelo estilista indígena nas redes sociais.
Angelina está no Brasil com a organização Rewild, que atua globalmente na proteção de ecossistemas e na valorização de saberes tradicionais.

Durante visita a AYA Earth, o primeiro e maior ecossistema dedicado a acelerar a economia regenerativa e carbono zero do Brasil, Angelina se encontrou com Duarte e conheceu peças produzidas pelo amazonense. O estilista, que pertence a etnia Kaixana, a presentou com uma faixa artesanal feita com arumã, planta típica da Amazônia.
O item de moda foi confeccionado por Duarte junto a indígenas da etnia Curipaco, que produzem cestarias artesanais em São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas.
Nas redes sociais, Maurício Duarte compartilhou imagens ao lado de Angelina Jolie vestida com a peça e a descreveu como ‘uma voz ativa na luta pelos direitos humanos e causas humanitárias’.
“Hoje foi um dia muito especial, tive a honra de apresentar o meu trabalho a @angelinajolie, um trabalho feito por muitas mãos, com muito amor e afeto! São em momentos como o de hoje que reforço a importância de acreditarmos nas nossas ideias e nos nossos sonhos”, escreveu o estilista.
Atriz encontra lideranças indígenas
Na noite de quinta-feira (3), Angelina Jolie se encontrou com a ministra Sônia Guajajara, em São Paulo. No encontro, elas discutiram estratégicas voltadas à proteção dos direitos territoriais indígenas no Brasil e a atriz foi presenteada com um colar de sementes de tiririca.
Um dia antes, na quarta-feira (2), Jolie visitou a aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina, localizada na região do Xingu, em Mato Grosso, onde se reuniu com o cacique Raoni, um dos mais conhecidos líderes indígenas no mundo.
Durante o encontro, a atriz passou várias horas conversando com Raoni e outras lideranças indígenas locais, para saber sobre os desafios enfrentados pela comunidade — como o desmatamento, o garimpo ilegal e a expansão do agronegócio sobre terras indígenas. Ela expressou apoio aos esforços de proteção da Amazônia e da cultura indígena.