Lucélia Santos recebe homenagem em festival

O 10º Festival Curta Campos do Jordão homenageia a atriz Lucélia Santos como Personalidade do Cinema Brasileiro 2024 na cerimônia de encerramento, no dia 22 de fevereiro de 2025, sábado, a partir da 19h.

O evento – que acontece no Espaço Cultural Dr. Além (antigo Cine Glória), à Av. Dr. Januário Miráglia, 1582, na Vila Abernéssia – traz ainda a performance Telemusik – Incertezas + Silêncios, com Dudu Tsuda e Marcus Bastos e exibição de curtas produzidos na Oficina de Cinema e no Concurso Curta Campos do Jordão, além da entrega do Prêmio Araucária de Cinema aos vencedores da edição. Toda a programação é gratuita e pode ser acompanhada pelo site www.fccj.com.br.
Lucélia Santos é atriz, diretora e produtora brasileira. Iniciou sua carreira no teatro aos 14 anos, destacando-se em Dom Chicote Mula Manca e Seu Fiel Companheiro Zé Chupança. Participou de importantes peças, como Godspell e Rasga Coração.
Na televisão, alcançou fama internacional com Escrava Isaura, que a levou a receber o prêmio Águia de Ouro na China, um dos mais importantes prêmios do país, por meio de voto popular, com 300 milhões de indicações. Protagonizou diversas novelas clássicas, incluindo Locomotivas, Água Viva e Sinhá Moça. Trabalhou também em Portugal na novela Na Corda Bamba.
Atuou em filmes adaptados da obra de Nelson Rodrigues, como Bonitinha Mas Ordinária, além de outros sucessos como Luz Del Fuego, pelo qual recebeu o Kikito de melhor atriz no Festival de Gramado, entre outros prêmios alcançados por seu trabalho no Cinema.
Em 2024, foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro como Melhor Atriz por Vestido de Noiva, texto de Nelson Rodrigues dirigido por Helena Ignez.