Dia da Umbanda (15 de novembro)
Esta quarta-feira, 15 de novembro, é Dia Nacional da Umbanda. A lei nº 12.644, de 16 de maio de 2012, foi firmada para celebrar a religião justamente no dia em que acredita-se que ela foi estabelecida. A umbanda preza pela caridade gratuita, sem distinção de cor, raça, credo religioso ou classe social. Além disso, uma característica é o culto aos ancestrais através das forças da natureza representadas pelos Orixás e seus mensageiros.
Há 115 anos, num dia 15 de novembro, o Caboclo das Sete Encruzilhadas se manifestou pela primeira fez, num jovem de 17 anos, chamado Zélio Fernandino de Morais. Esse fato marca o início da crença no país. Desde então, a umbanda evoluiu como uma religião tipicamente brasileira, a partir do sincretismo entre candomblé, catolicismo, espiritismo e elementos indígenas.
A umbanda, de origem afro-brasileira, sofre ainda hoje preconceito. Por intolerância religiosa, não é raro acontecerem casos de ataques a templos e praticantes. Para relembrar a importância da crença e o direito à liberdade religiosa, em 2016 a umbanda foi incluída na lista de patrimônios imateriais do Rio de Janeiro.
Atualmente, no país, estima-se que 2% da população (pouco mais de 4,2 milhões de pessoas) sejam adeptas da religião, incluindo muitos famosos, que fazem questão de mostrar sua fé. Confira abaixo alguns deles.