Logo no início da madrugada de terça-feira, a Vila Isabel levará para a Sapucaí uma reedição do enredo de 1993 da escola, criado por Martinho da Vila e que fala da salvação da humanidade através das crianças. Um dos pontos altos do Carnaval 2024 deve ocorrer logo após, com o desfile da Estação Primeira de Mangueira homenageando Alcione, colocando a cantora entre os grandes nomes da história da verde e rosa.
A Paraíso do Tuiuti levará para o sambódromo um samba-enredo que remete a uma das mais importantes histórias vividas na Baía de Guanabara ao homenagear João Cândido, um marinheiro que liderou a Revolta da Chibata, contra os maus-tratos sofridos à época. Por fim, ficará a cargo da Viradouro, vice-campeã em 2022, encerrar o Carnaval do Rio de Janeiro, com desfile marcado para as 4h15min. A escola levará um samba que retrata as vitórias significativas de mulheres-soldados, conhecidas como as guerreiras Mino, na costa ocidental da África.
Cada agremiação tem 1h15 para atravessar os 700 metros do sambódromo. A apuração acontece na quarta-feira de cinzas, na Apoteose do Samba. Além de definir a grande campeã de 2024, a apuração também definirá a escola rebaixada para ao Série Ouro em 2025.
Seis escolas desfilarão na noite de hoje e madrugada de terça-feira. Apuração é na tarde da quarta-feira de cinzas
- 22h00min – Mocidade Independente
- 23h15min – Portela
- 00h30min – Vila Isabel
- 01h45min – Mangueira
- 03h00min – Paraíso do Tuiuti
- 04h15min – Viradouro