Ataques de Tubarões
Tubarões encontram-se entre os animais mais temidos do planeta. As chances de ser atacado por um tubarão são relativamente raras, mas, em certos lugares, estatísticas e notícias deixam os turistas com receio, preferindo curtir o passeio na areia em vez de entrar na água.
“As mordidas de tubarão estão fortemente correlacionadas com o número de pessoas e a quantidade de tubarões na água ao mesmo tempo”, diz Gavin Naylor, diretor do Programa de Pesquisa de Tubarões da Flórida, que mantém o Arquivo Internacional de Ataques de Tubarões.
“Quanto mais tubarões e pessoas estiverem no mesmo lugar, maiores são as chances de se encontrarem.”
Existem no mundo todo praias conhecidas por seus ataques de tubarão. Conheça algumas delas e se for visitar qualquer uma delas, fique atento e nade com cuidado para não dar de frente com um predador desse tamanho.
Boa Viagem, Brasil
O litoral do Recife é o ponto que mais sofre de ataques de tubarão em toda a América do Sul. Uma das praias mais perigosas é também uma das mais frequentadas: trata-se da praia de Boa Viagem, onde diversos cartazes indicam aos turistas a presença destes animais. As espécies mais encontradas são os tubarões cabeça chata e tubarões-tigre.
New Smyrna Beach, Estados Unidos
Os tubarões cabeça-chata que infestam as águas de New Smyrna Beach fizeram desta região no nordeste da Flórida o local com o maior número de ataques por ano. Situada no condado de Volusia, a praia nunca registrou mortes por ataque de tubarão, apenas ferimentos.
Sharm el Sheikh, Egito
A cidade de Sharm el-Sheikh é o principal destino turístico no litoral egípcio. Visitantes do mundo inteiro prestigiam a região para mergulhar em águas cristalinas e ideais para mergulho. Entre a grande biodiversidade local encontra-se também a presença de tubarões, responsáveis por alguns ataques nos últimos anos.
Coffin Bay, Austrália
Ataques de tubarão são frequentes no extenso litoral da Austrália. Apesar de ter praias paradisíacas, a área de Coffin Bay, no sul do país, tem altos índices de ataques e não é nada recomendada para quem quer dar um mergulho sem perigo.
Califórnia, Estados Unidos
O litoral norte da Califórnia é bastante frequentado por tubarões de diversas espécies. Uma centena de ataques foram registrados na história e os tubarões são avistados com frequencia em pontos como a cidade de Santa Cruz e a praia de Surf Beach.
Fish Hoek Beach, África do Sul
As águas que rodeiam a Cidade do Cabo são conhecidas por sua grande quantidade de tubarões, entre eles temido tubarão-branco. Com cerca de 1,5 quilômetro de extensão, a praia de Fish Hoek Beach é uma das mais perigosas da região, com frequentes ataques de tubarões a surfistas e banhistas.
Topsail Island, Estados Unidos
Situada no litoral do estado da Carolina do Norte, a Topsail Island é um dos locais com mais tubarões no litoral leste dos Estados Unidos. A ilha tem cerca de 50 quilômetros de praias, que são muito procuradas por turistas durante o verão apesar da presença de tubarões-martelo e tubarões-tigre.
Lyman Beach, Havaí
O Havaí tem belas praias, uma linda natureza e ondas perfeitas, mas também o perigo de encontrar tubarões. Nos últimos anos, a praia de Lyman Beach da ilha de Big Island foi palco de diversos ataques de tubarões-tigre, espécie mais encontrada no arquipélago.
Cancun, México
Cancun é um destino conhecido pela beleza de suas praias e pelo agito de suas baladas. Mas, as águas cristalinas deste trecho do Caribe mexicano também registram ocasionais ataques do predador.
Dyer Island, África do Sul
A ilha de Dyer Island, na África do Sul, é conhecida como “Meca dos tubarões-brancos”. Os perigosos animais são atraídos pela presença de pinguins e focas, e são facilmente avistados em mergulhos com jaulas.
Second Beach, África do Sul
Situada no encontro do rio Umzivubu com o Oceano Atlântico, a cidade Second Beach tem um lindo visual de muita natureza em suas praias e arredores. Mas a área é famosa por ser uma das mais perigosas da África do Sul quanto a ataques de tubarões. A praia de Second Beach tem as piores estatísticas, com diversos ataques mortais, o mais recente deles no começo de 2012.
Bolinas Beach, Estados Unidos
Situada ao norte de San Francisco, Bolinas Beach tem ótimas ondas para os surfistas, mas oferece o perigo de encontrar com os perigosos tubarões-brancos. Para evitar ataques, o melhor coisa a se fazer é curtir o visual de fora d’água e dar um mergulho em áreas mais tranquilas.
Bondi Beach, Austrália
A praia de Bondi Beach é um popular ponto de encontro na cidade australiana de Sydney. Após 80 anos sem ataques, um surfista teve seu braço dilacerado por um tubarão-branco em 2010. Apesar da raridade dos incidentes, é bastante normal avistar os animais no local.
West End, Bahamas
O Caribe tem praias paradisíacas que se encontram entre as melhores do planeta, mas também oferecem certos perigos a seus visitantes. Apesar dos raros ataques, Bahamas tem uma abundante presença de tubarões, como tubarão-martelo e tubarão cabeça-chata. A área de West End, na ilha de Grand Bahama, é conhecida pelos mergulhadores e os numerosos tubarões-tigre.
Kahana, Havaí
Protegida por um recife, Kahana é uma bela praia do noroeste da ilha havaiana de Maui. Sem um histórico de ataques mortais de tubarão, a praia ficou fechada por alguns dias em junho deste ano depois que uma adolescente foi mordida por um tubarão-tigre enquanto brincava na água.
Ilha da Reunião
A ilha da Reunião é um território francês situado no Oceano Índico, ao largo de Madagascar. A ilha é um tradicional destino de férias com praias paradisíacas e natureza abundante, mas está vendo o número de ataques de tubarão crescer, preocupando suas autoridades. No último ano, três surfistas perderam a vida após serem mordidos por tubarões em praias da Reunião.
Gansbaai, África do Sul
Cidade do litoral da África do Sul, Gansbaai é conhecida pela densidade de sua população de tubarões-brancos. Os visitantes aproveitam para mergulhar em jaulas e ficar frente a frente com os animais, mas evitam ao máximo entrar na água sem proteção, já que existe um amplo registro de ataques a humanos.
North Shore, Havaí
A região central do litoral norte da ilha de Oahu, conhecida como North Shore, atrai numerosos surfistas por suas enormes ondas. Mas este trecho da costa havaiana é também conhecido pela frequência de seus ataques de tubarão. O incidente mais recente ocorreu em abril deste ano, quando um surfista foi ferido sem gravidade por um tubarão-tigre.
Gold Coast, Austrália
O oeste da Austrália é reputado como um dos lugares mais perigosos do mundo quanto à presença de tubarões. A 100 km de Brisbane, a cidade de Gold Coast tem belas praias e recebe numerosos surfistas, principais vítimas dos ataques de tubarão na região.
Kosi Bay, África do Sul
Perto da fronteira entre a África do Sul e o Moçambique, a área de Kosi Bay faz parte de uma reserva natural onde quatro lagos interligados desembocam no mar. No oceano, Kosi Bay tem uma forte concentração de tubarões cabeça-chata, especialmente agressivos nesta área.
Naama Bay, Egito
O litoral egípcio do Mar Vermelho é um destino muito apreciado por mergulhadores, com inúmeros corais e peixes coloridos. Em 2010, uma série de ataques de tubarões a turistas perto de Sharm el Sheikh chamou a atenção do mundo, advertindo sobre os riscos de nadar na região. Um dos ataques ocorreu em Naama Bay, um dos locais que reúne o maior número de tubarões.
Eu adoro praia, já nadei em alguns lugares citados acima, mesmo com placas de aviso de cuidado com tubarão e hoje mais maduro não aprovaria com certeza uma atitude dessa.
A casa do tubarão é o mar, se tiver algum culpado por ataques de tubarão ao homem é o próprio homem ,que invade o habitat natural do tubarão , não respeitando o dono da casa e nem seu instinto predador, polui as agúas e pesca sem controle causando desequilíbrio na cadeia alimentar dos oceanos afetando assim o modo de viver de todos os seres, e com a a falta de comida a luta pela sobrevivência se torna mais acirrada e mais violenta , o homem quando invade esse territorio destroe mais se torna vítima também . A cada ano os ataques de tubarão crescem no mundo todo.