Amazonense de Jiu-Jìtsu aconteceu neste fim de semana, na Arena Amadeu Teixeira
Tradição e técnica no tatame. É isso que aconteceu na edição 2024 do Campeonato Amazonense de Jiu-Jítsu. A competição mais tradicional da arte suave local é assinada pela Federação de Jiu-Jítsu do Amazonas (FJJAM), foram dois dias de combates – sábado e domingo, 16 e 17 de março -, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus. A entrada foi grátis para o público.
O Campeonato Amazonense da FJJAM é uma espécie de Mundial em território baré, pois já passaram pela competição atletas que hoje fazem parte da primeira prateleira do jiu-jítsu mundial, como Micael Galvão e Diogo Reis. Já passaram antes Ronaldo Jacaré, José Aldo Júnior, Bibiano Fernandes, Ronys Torres, Saulo e Xande Ribeiro, e continuarão passando, pois o evento apresenta o que há de melhor em termos técnicos na arte marcial que é uma verdadeira “febre” no estado.
Recorde
O Campeonato Amazonense de Jiu-Jítsu bateu todos os recordes, com 2.500 inscritos, ou seja, o limite possível para organizar num fim de semana. Significa que, em números, o evento teve um público circulante estimado em 10 mil pessoas durante os dois dias de lutas.
A programação de sábado e domingo começou às 8h e terminou somente por volta das 20h. A competição serviu como teste de fogo para os lutadores que representarão o Amazonas no Campeonato Brasileiro da CBJJ, entre o final de abril e início de maio.
“Os principais atletas já lutaram o Amazonense, iniciaram lutando esse evento, e com certeza já vem uma geração muito boa porque a gente já vê a criançada lutando como adulto. Isso garante a renovação do jiu-jítsu amazonense”, concluiu o dirigente.
“Nesta edição nós tivemos mais de 100 academias participando, inclusive atletas de fora do país, como do Canadá. Tivemos atletas da Venezuela, Roraima e de vários municípios do Amazonas. É impressionante como o Amazonense consegue atingir não só o estado, mas toda a região. Isso é devido à grandeza do jiu-jítsu amazonense e também à tradição do evento”, destaca o presidente Elvys Damasceno, acrescentado que essa é a 37a. edição do campeonato.