Alunos da rede municipal participam da Campanha Nacional de Combate ao Trabalho Infantil 2020
Alunos da educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participam da Campanha Nacional de Combate ao Trabalho Infantil 2020, com tema “Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”. A ação iniciou na última segunda-feira (8) e vai até o final de junho, promovida pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e está alinhada iniciativa global proposta pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A campanha faz parte das comemorações do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado nesta sexta-feira, 12/6. Este ano devido a pandemia da Covid-19, as ações serão realizadas via on-line com vídeos educativos e informativos para trabalhar com os alunos a distância. As atividades envolverão contação de histórias informativas pelas professoras dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), produção de vídeos pelos alunos, produção de desenhos envolvendo alunos, professores e pais, entre outras ações.
O material dos estudantes da rede será divulgado nas redes sociais das escolas e dos professores, bem como nas redes sociais dos pais e dos próprios alunos. Além disso, os estudantes do 1º ao 5º participam na categoria desenho e do 6º ao 9º ano, de poesia do Concurso Cultural do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.
Nesta quarta-feira, 10/6, os cinco trabalhos selecionados serão publicados na página do Instagram do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho do Adolescente no Amazonas –, para início da votação que premiará os três mais curtidos em cada categoria.
A assessora técnica da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) da Semed, Eliana Hayden, ressaltou que este ano será diferente. “Por conta do isolamento social, o trabalho foi todo reestruturado para ser realizado de forma on-line. Temos algumas dificuldades para realizar, porque temos que ter muito cuidado como vamos fazer junto às famílias, porque são os familiares que estão tomando conta dos meninos e das meninas que estão ajudando nas tarefas. A gente sempre chama atenção para falar com diretores e professoras para ser enfatizado junto dos alunos das suas atividades escolares, que podem ajudar em casa, mas sem deixar de fazer as atividades das escolas”, concluiu.