Aluno da educação especial municipal fará exposição de pintura
Diagnosticado com autismo e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), o aluno Henrique Figueira, 11, da rede municipal de ensino, encontrou nos desenhos uma maneira para se expressar e, desde os 7 anos, retrata a própria vida. No próximo domingo, dia 30, ele vai fazer uma exposição apresentando suas obras, inclusive as premiadas internacionalmente.
A atividade, que no início tinha como objetivo ajudar o menino a ficar mais calmo, virou arte e ganhou o mundo. O estudante da Prefeitura de Manaus, Henrique Figueira, que já teve obras expostas na Europa, vai fazer a primeira exposição individual. A pedagoga Theila Rosário Figueira dos Anjos, mãe do artista, falou que a atividade com as artes plásticas é fundamental para o desenvolvimento do filho.
O pequeno artista é aluno do 3º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Maria Rufina, Alvorada 1, zona Oeste, e passa mais de 12 horas criando. Em 2019, iniciou o processo de pintura em tela com pincéis de pelo. As obras do estudante também chamaram a atenção da artista plástica amazonense Rejane Melo, que há cinco anos desenvolve um trabalho com crianças em seu ateliê de artes. Foi ela quem conseguiu levar as obras dele para exposições nacionais e internacionais.
Com o título “Criando e Brincando com as cores”, a exposição dos trabalhos do pequeno Henrique vai ser aberto ao público e realizado na Hípica Nissin Pazuello, na Rua Fortaleza, Adrianópolis, na zona Centro-sul, das 9h às 13h.