‘Ainda estou aqui’ conquista o Oscar de filme internacional

Um Oscar histórico! “Ainda estou aqui” conquistou o primeiro Oscar para o Brasil na categoria de melhor filme internacional Walter Salles subiu ao palco e recebeu a estatueta das mãos de Penelope Cruz.
— Obrigado em nome do cinema brasileiro, estou tão honrado em receber este prêmio em meio a um grupo extraordinário de cineastas — afirmou Walter Salles no palco do Dolby Theater, em Los Angeles. — Este prêmio vai para uma mulher que, após uma perda sofrida diante de um regime autoritário, decidiu não se curvar e resistir. O nome dela é Eunice Paiva. E dedico também às duas mulheres extraordinários que deram vida à ela: Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.
O filme brasileiro também estava na disputa nas categorias de melhor filme e melhor atriz, com Fernanda Torres, mas acabou superado em ambas pela onda “Anora“. O longa foi o grande vencedor da noite ao levar cinco estatuetas para casa: melhor filme, atriz, para Mikey Madison, roteiro original, montagem e direção. Produtor, roteirista, diretor e montador, Sean Baker se tornou a primeira pessoa a conquistar quatro estatuetas por um mesmo filme.
As maiores estrelas do cinema mundial cruzaram o tapete vermelho do Dolby Theater, em Los Angeles, neste domingo (2) para a 97ª edição do Oscar. A cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood contou com apresentação de Conan O’Brien.
A cerimônia começou com uma homenagem à Los Agentes, cidade tomada por incêndios no início do ano. Ariana Grande, estrelada de “Wicked“, tomou o palco para cantar “Somewhere Over The Rainbow”, canção do clássico “O mágico de Oz” (1939). A Elphaba para a Glinda de Ariana, Cynthia Erivo se uniu a amiga para cantar “Defying Gravity”, clássica canção do musical da Broadway.