Aeronáutica divulga edital de concurso com 130 vagas para cadetes do ar
A Força Aérea Brasileira (FAB) acaba de publicar o edital do concurso da Aeronáutica para admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar, em 2025. Estão em disputa 130 vagas, assim distribuídas:
• 104 para ampla concorrência;
• 26 reservadas a negros.
Podem concorrer candidatos de ambos os sexos com ensino fundamental e idade entre 15 e 18 anos (completados até 31 de dezembro de 2025). Além disso, é necessário ser solteiro e não possuir filhos ou dependentes.
Ministrado em Barbacena (MG), na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), o curso tem duração de três anos, em regime de internato, e é equivalente ao ensino médio regular, abrangendo também instruções militares.
Os estudantes recebem preparação para concorrer a uma das vagas no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).
Durante o período de estudos na Epcar, a Aeronáutica concede alimentação, alojamento, fardamento e assistências médico-hospitalar e dentária, além de remuneração inicial em torno de R$ 1.300.
Passo a passo para se inscrever
As inscrições vão de 5 a 25 de março, pelo site www.fab.mil.br. A taxa de participação custa R$ 80, mas será possível solicitar isenção do pagamento. O edital prevê gratuidade para:
- membros de família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do governo federal;
- doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a comissão organizadora do processo seletivo por meio dos telefones (32) 3339-4050 e 3339-4051, além do e-mail epcar.processoseletivo@gmail.com.
Etapas do concurso da Aeronáutica para cadetes do ar
As provas escritas, marcadas para 23 de junho, cobrarão a resolução de 48 questões de múltipla escolha (língua portuguesa, língua inglesa e matemática) e a elaboração de uma redação. Haverá aplicação em 16 cidades:
- Belém (PA);
- Recife (PE);
- Natal (RN);
- Salvador (BA);
- Rio de Janeiro (RJ);
- Belo Horizonte e Barbacena (MG);
- São Paulo e Pirassununga (SP);
- Campo Grande (MS);
- Porto Alegre (RS);
- Curitiba (PR);
- Brasília (DF);
- Manaus (AM);
- Boa Vista (RR);
- Porto Belho (RO).
Nas demais etapas, os candidatos ainda terão pela frente: inspeção de saúde, avaliação psicológica e teste físico, entre setembro e novembro deste ano. A data prevista para matrícula e início do curso é 13 de janeiro de 2025.