Concurso Nacional Unificado com mais de 6,6 mil vagas será realizado em nove cidades do AM
Nove cidades do Amazonas receberão o Concurso Nacional Unificado – o “Enem dos concursos públicos”. As provas devem ocorrer de forma simultânea até março de 2024.
No total, 21 órgãos e entidades aderiram ao novo modelo de concurso com oferta de 6.640 vagas. A Fundação Cesgranrio será responsável pela aplicação da prova.
O edital do concurso com os requisitos para os cargos, conteúdo programático, formas de inscrição, critérios de seleção, data e local das provas, deve ser publicado em 20 de dezembro.
A Comissão Organizadora usou como critério para a escolha das cidades a densidade populacional, o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso. No Amazonas, as cidades são:
- Manaus
- Itacoatiara
- Parintins
- Tefé
- Coari
- Tabatinga
- Manicoré
- São Gabriel da Cachoeira
- Lábrea
Para definir os locais de prova, foram selecionadas cidades com mais de 100 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Caso o município selecionado não tenha estrutura suficiente para a realização do concurso, as provas serão aplicadas em cidades próximas, segundo a comissão.
Na Região Norte, as provas serão aplicadas em 39 municípios, sendo dois no Acre, nove no Amazonas, três no estado do Amapá, 16 no Pará, quatro em Rondônia, dois em Roraima e três no Tocantins.
A prova será dividida em duas partes no mesmo dia.
A primeira parte será formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda com questões específicas e dissertativas por blocos temáticos.
Após a primeira fase, poderão ser agregadas, a critério dos órgãos ou por determinação legal de carreiras específicas, pontuações relativas à titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas, entre outras.
A realização da prova está prevista para ocorrer até março de 2024, e os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de maio.