Concurso Nacional Unificado com mais de 6,6 mil vagas será realizado em nove cidades do AM

Concurso Nacional Unificado com mais de 6,6 mil vagas será realizado em nove cidades do AM

Nove cidades do Amazonas receberão o Concurso Nacional Unificado – o “Enem dos concursos públicos”. As provas devem ocorrer de forma simultânea até março de 2024.

No total, 21 órgãos e entidades aderiram ao novo modelo de concurso com oferta de 6.640 vagas. A Fundação Cesgranrio será responsável pela aplicação da prova.

O edital do concurso com os requisitos para os cargos, conteúdo programático, formas de inscrição, critérios de seleção, data e local das provas, deve ser publicado em 20 de dezembro.

A Comissão Organizadora usou como critério para a escolha das cidades a densidade populacional, o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso. No Amazonas, as cidades são:

  • Manaus
  • Itacoatiara
  • Parintins
  • Tefé
  • Coari
  • Tabatinga
  • Manicoré
  • São Gabriel da Cachoeira
  • Lábrea

Para definir os locais de prova, foram selecionadas cidades com mais de 100 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Caso o município selecionado não tenha estrutura suficiente para a realização do concurso, as provas serão aplicadas em cidades próximas, segundo a comissão.

Na Região Norte, as provas serão aplicadas em 39 municípios, sendo dois no Acre, nove no Amazonas, três no estado do Amapá, 16 no Pará, quatro em Rondônia, dois em Roraima e três no Tocantins.

A prova será dividida em duas partes no mesmo dia.

A primeira parte será formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda com questões específicas e dissertativas por blocos temáticos.

Após a primeira fase, poderão ser agregadas, a critério dos órgãos ou por determinação legal de carreiras específicas, pontuações relativas à titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas, entre outras.

A realização da prova está prevista para ocorrer até março de 2024, e os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de maio.

LuizArmando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *