Pietra de Oliveira Menezes a sensação da natação amazonense
Pietra de Oliveira Menezes,amazonense, nasceu no dia 28 de maio de 2010 (13 anos),teve o primeiro contato com a piscina com 8 meses de idade. Aos 8 anos foi convidada para participar dos jogos escolares e nesta ocasião descobriu seu talento e amor pelo esporte.
Conquistou cada passo com humildade e muito esforço, se tornando a melhor nadadora do Brasil com 11 anos, permanecendo no topo do ranking desde os 12 anos e hoje é considerada uma grande esperança da natação brasileira. Tem muita garra e fé de alcançar os seus objetivos.
Pietra é filiada a Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (FADA), nada pelo clube Mascarenhas Team e tem como técnico Jefferson mascarenhas
Uma paixão que vem de berço
Antes mesmo de nascer, Pietra já tinha uma grande inspiração, que posteriormente a ensinou o gosto pela piscina. Luciana Oliveira, mãe de Pietra, foi diversas vezes campeã e recordista amazonense. A trajetória de Luciana também se assemelha com a da filha, pela característica de serem nadadoras velocistas, ou seja, de uma categoria em que possuem uma agilidade impressionante na piscina.
“Fui campeã amazonense, Norte e Nordeste, campeã brasileira, e assim como minha filha, fui velocista. Minhas provas eram de 50 e 100 metros livres, tais como as de Pietra. Ela acabou seguindo meus passos, e vem se dedicando desde muito nova a esse esporte”, destacou.
Apesar de ser uma atleta de alta performance, Pietra está somente com 13 anos . Porém, um fato que não se discute é que a jovem nadadora já é uma atleta que passa por cobranças e uma certa pressão. Para ela, tudo é uma questão de equilíbrio. “Gosto muito de sair com os amigos, de viver uma vida de adolescente normal, mas, minha família me ajuda muito a manter a concentração e absorver a pressão. Precisamos saber conciliar tudo muito bem”, afirmou Pietra.
Como todo jovem, Pietra é movida pelos sonhos e objetivos traçados. Mesmo ainda no começo de sua carreira, ela tem construindo um caminho de vitórias que futuramente poderão credenciá-la a estar em seu maior sonho, representar o povo brasileiro.
“Sonho em estar na seleção brasileira, representar o Brasil mundo a fora, representar o meu país nas competições internacionais. Me dedico ao máximo para evoluir e alcançar esse objetivo, pois sei que isso significaria muito para mim e para todos aqueles que me apoiam nessa jornada”.
Agora, Pietra está focada no Campeonato Brasileiro que será realizado em dezembro do dia 21 a 25 em Recife e não mede esforço para trazer mais medalhas para o Amazonas.
Recentemente, Pietra teve uma excelente participação no campeonato amazonense de velocidade “Jefferson Mascarenhas”,ganhando a prova de 50m nado livre e batendo o recorde da competição com o tempo de 28″25
Com sua determinação e dedicação, Pietra Menezes tem se destacado cada vez mais no mundo da natação e se consolidado como uma das grandes promessas do esporte no Brasil. Pietra está pronta para enfrentar seus desafios com coragem e determinação, buscando alcançar seus objetivos e conquistar novas vitórias em sua carreira.
HISTÓRICO DA ATLETA
2021 –2022 CATEGORIA PETIZ (11 e 12 anos)
1° no Ranking Brasileiro 50 livre
2023 – CATEGORIA INFANTIL 1
CAMPEONATO BRASILEIRO – BAURU/SP
Campeã Brasileira – 50 livre
Vice-campeã Brasileira – 100 livre
COPA NORTE NORDETE – SÃO LUIZ/MA
12 medalhas, 6 Recordes batidos, 2 Troféus de melhor Índice Técnico
MEETING INTERNACIONAL DE FRONTEIRAS – Boa Vista/RR
10 medalhas, 4 Recordes Batidos, Troféu de melhor Índice Técnico.