Medalhista olímpico Sandro Viana realiza palestra motivacional para nadadores do Mascarenhas Team
A equipe de natação Mascarenhas Team recebeu, na última sexta-feira (10/11), o atleta e medalhista olímpico Sandro Viana para uma palestra. O evento ocorreu às 19h no Olimpico Clube, localizada na Avenida Constantino Nery, em Manaus.
O atleta manauara, que foi medalhista de bronze em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, e que participou das Olimpíadas de Londres, em 2012, compartilhou experiências, falou sobre a sua trajetória como atleta e incentivou os nadadores do Mascarenhas Team a irem em busca de seus sonhos por mais difícil que possa parecer vencer no concorrido mundo esportivo.
O atleta que já tinha se retirado das pistas de atletismo e que a convite da organização das Paraolimpíadas voltou a correr para cumprir essa missão que foi considerada por ele como a mais nobre de todas, também destacou sua atuação como guia nas Paraolimpíadas, que o ajudou a incentivar o esporte para pessoas com deficiência. O velocista motivou os alunos a se especializarem na área. Disse também que foi a maior experiência de sua vida trabalhar nessa área onde ficou por dois anos
“O mercado é extremamente aberto e carente de profissionais com experiência em esporte paraolímpico. Então, mostrar para eles esse mercado e o que eles podem se especializar pode abrir mais portas do que há dez anos”, afirmou o atleta. O atleta levou suas principais medalhas , explicou a historia de cada uma e o que representou para ele ganhar cada medalha. Depois da palestra motivacional o atleta muito carismático tirou fotos com toda a equipe que ficou encantada com essa historia de vida que vamos ver a seguir:
Sandro iniciou sua carreira em 2001, em Manaus. Mesmo aos 24 anos (idade avançada para começar a carreira), ele treinou ao lado de crianças e conseguiu evoluir. Quatro anos depois, Sandro saiu de Manaus para São Paulo para poder treinar. No mesmo ano conquistou a medalha de bronze na Universíade de Verão de 2005 em Izmir, na Turquia.
Fez parte da equipe que conquistou o ouro no revezamento 4×100 metros nos Jogos Pan-Americanos de 2007. Além disso, disputou os 200 metros, sendo desclassificado na final por sair de sua raia.[1]
Foi finalista dos 4×100 metros no Campeonato Mundial de Atletismo de 2007 em Osaka (4º lugar, 37s99), de 2009 em Berlim (7º lugar, 38s56) e de 2011 em Daegu (não completou).
Integrou a equipe brasileira de revezamento 4×100 metros nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, que obteve o quarto lugar. Entretanto, o jamaicano Nesta Carter foi pego no exame anti-doping, e o time jamaicano que conquistou a medalha de ouro nessa prova foi desclassificado, o que fez com que o quarteto brasileiro composto por Bruno Lins, Vicente Lenílson, José Carlos Moreira e Sandro Viana herdasse a medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.[2]
Integrando a delegação que disputou os Jogos Pan-Americanos de 2011 em Guadalajara, no México,[3] ganhou o ouro na prova do 4×100 metros masculino, junto com Ailson Feitosa, Nilson André e Bruno Lins.[4]
Seu recorde pessoal nos 200 metros é 20s32 em 22 de maio de 2008, em São Paulo, quando venceu o GP São Paulo Caixa. Tem 10s11 nos 100 metros, alcançados em Bogotá em 24 de julho de 2009.
No último sábado, dia 22 de agosto, completou exatos 12 anos da disputa do revezamento 4x100m rasos da Olimpíada de Pequim, quando o Brasil ficou na quarta colocação e, onze anos depois, ficou com o terceiro lugar por conta do doping de Nesta Carter, corredor da equipe de Jamaica que foi desclassificado do primeiro lugar.
Integrante da equipe brasileira, o amazonense Sandro Viana relembrou, em suas redes sociais, a prova no estádio olímpico de Beijing, na China. Segundo ele. a medalha de bronze veio só 11 anos depois e ele lembra como foi duro esperar pelo reconhecimento da conquista. e acordo com ele, ninguém tira esse feito.
“É um orgulho pra mim ser um amazonense que conseguiu o que a maioria dos atletas sonham: a tão almejada medalha olímpica”, Sandro Viana.