Prefeitura entregou o complexo viário Ministro Roberto Campos
O Prefeito Arthur Virgilio Neto, entregou às 16 h desta segunda – feira, 29/06, o complexo viário Ministro Roberto Campos, na avenida Constantini Nery, considerada a maior obra de mobilidade urbana da cidade.
O projeto arrojado e moderno, executado dentro do prazo de 15 meses, inclui passagens subterrâneas que interligam as zonas Oeste e Centro – Sul, dando fim a gargalos hístóricos no trâsito da cidade,proporcionando maior fluidez no principal eixo entre as zonas Norte e Sul.
No transporte coletivo, o complexo também contempla a nova estação de transferência São Jorge, que possibilita a conexão de linhas de ônibus utilizando o sistema de bilhetagem eletrônica com o uso de Cartão Cidadão, nos moldes de um mini terminal. Outro ganho à população é a construção de passarelas para pedestres com elevadores e a desativação de sete semáforos
“Eu diria que tivemos muita coragem para encararmos esse desafio de tornar realidade um complexo viário que há 30 anos muitos quiseram construir e não o fizeram”, disse o prefeito Arthur Neto, ao inaugurar a obra.
A obra inclui duas estações de integração de ônibus do transporte público de passageiros, que elimina a ida de passageiros até o Centro, no Terminal 1, para ir ao bairro São Jorge, na zona oeste. Com o novo sistema, o usuário ganha tempo e pode usar o Cartão Cidadão para fazer a integração.
No caso de pagamento da passagem em dinheiro, o valor será creditado no smart card (bilhetagem eletrônica), o que facilita a passagem nas catracas dos veículos.
A entrada e saída nos ônibus pelas plataformas será por portas automáticas. O sistema foi projetado para garantir segurança aos passageiros e será acionado pelos motoristas ao verificar que não há mais usuários entre as plataformas e o veículo.
Essa é a primeira de quatro estações de transferência que serão construídas no corredor norte-sul, entre a Cidade Nova e o Centro de Manaus. Arthur Neto espera concluir os projetos até dezembro, quando encerra o mandato.